Brinque Seguro

Afim de garantir a segurança e a diversão das crianças em condomínios, hotéis, escolas, buffet infantis e clubes a Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT) editou em 1999, pela primeira vez no Brasil uma norma para playgrounds, a NBR 14.350 parte 1 e 2 .

Atualmente a NBR 14.350 encontra-se em revisão na ABNT pela comissão CEE-120, que tem como base as normas europeias EN 1176/2008 e EN 1177/1998 devido aos rígidos critérios de segurança que envolve entre outros assuntos, o piso amortecedor de impacto, o qual não é especificado na norma vigente.

Os interessados em adquirir a coletânea da norma podem fazê-lo diretamente na ABNT (www.abnt.org.br), sob os códigos de NBR nº 14.350-1 e nº 14.350-2(Julho /99). Sabendo dessas normas, pais, síndicos, diretores de escolas e hoteleiros tem um instrumento para controlar e, se for o caso, substituir ou melhorar a qualidade dos playgrounds usado pelas crianças.

DICAS DE SEGURANÇA PARA OS PLAYGROUNDS

-Área de circulação
Planejar o layout com 1,60m de circulação ao redor de toda extensão do playground;

-Supervisão dos adultos
A melhor prevenção contra acidentes em playgrounds é a supervisão dos adultos e o uso correto dos brinquedos, respeitando sempre a faixa etária indicada nos equipamentos;

-Armadilhas
Certifique-se que não hajam “armadilhas” nas quais as crianças possam tropeçar como raízes de árvores, tocos de troncos, bordas de concreto, mudanças bruscas na elevação do piso ou local que possa prender parte do corpo ou a roupa da criança;

-Paisagismo
Não utilizar na vegetação espécies venenosas.

Haiah © 2017